MiCA já está sufocando a adoção de stablecoin na UE

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Mathieu Hardy 23 minutos atrás MiCA já está sufocando a adoção de stablecoin na UE

A estrutura Markets in Crypto-Assets atrapalha a Euro Coin da Circle e outros ativos digitais . Os formuladores de políticas devem revisar a proposta.

87 Total de visualizações 3 Total de ações Ouça o artigo 0: Opinião O cenário de ativos digitais na União Europeia está evoluindo antes da aprovação do Regulamento de Mercados em Criptoativos (MiCA) estrutura que visa incutir clareza regulatória em torno de ativos criptográficos. Embora bem-intencionada, a estrutura atual do MiCA pode estrangular a inovação. Mas se uma versão revisada dessa política for aprovada, poderá ver a União Europeia se tornar um dos líderes no espaço de pagamento digital. Se não, então há uma possibilidade genuína de o continente ficar para trás.

O MiCA visa estabelecer um marco regulatório para a indústria de criptoativos na UE. Neste ponto, muito ainda precisa ser codificado e esclarecido, mas os traços gerais são agora conhecidos.

Simultaneamente, a empresa de tecnologia financeira Circle lançou uma stablecoin chamada Euro Coin (EUROC). A Euro Coin implementa o mesmo modelo de reserva total que a moeda USD existente da empresa (USDC). Esta moeda digital confiável do dólar dos Estados Unidos é usada em trocas centralizadas e descentralizadas e atualmente tem mais de $32 bilhões em circulação. Portanto, projetado para estabilidade, o EUROC é 59% lastreado em euros detidos em bancos denominados em euros e é resgatável 1:1 para euros .

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Embora essas duas notícias pareçam ostensivamente um avanço positivo para a criptomoeda na Europa, nem tudo é o que parece. A estrutura MiCA limita o volume para pagamentos de stablecoins a $87 milhões por dia. Este é um limite muito baixo para avaliar seu sucesso e, em última análise, só é útil para sufocar a inovação e dificultar o que esses ativos podem oferecer. Pegue a perspectiva da Bélgica, onde, a partir de 1º de julho, 2021, todos os lojistas devem oferecer pelo menos uma solução de pagamento digital. Mas, aqui está o problema – criptomoedas e stablecoins não são aceitas como formas válidas de pagamento digital sob esta disposição.

As limitações do MiCA impedem o potencial do EUROC e de outros ativos digitais. E, a menos que essa barreira seja superada, a UE pode não ver o tipo de adoção necessário para liderar a inovação criptográfica em escala internacional. E corre o risco de ver o papel do Euro como moeda internacional severamente diminuído.

MiCA é hostil, ou talvez excessivamente cautelosa, a postura sobre ativos digitais, sem dúvida, terá um impacto profundo nos projetos de criptomoedas que desejam iniciar na UE, bem como nos já estabelecidos. De fato, a Circle já deixou claro que não comercializaria ativamente o EUROC na jurisdição até que a estrutura fosse mais clara.

Esta é uma grande oportunidade perdida para o mercado da UE liderar a inovação em ativos digitais. Longe da suposta abordagem “amigável à inovação” buscada pelo MiCA, as limitações impostas pela estrutura podem acabar reduzindo completamente a atratividade da UE e forçando a saída das principais empresas de moeda digital da Europa.

Como alternativa, acolher e utilizar EUROC – e outras stablecoins – como uma forma aceita de liquidação digital de um emissor testado e comprovado poderia oferecer um meio de agilizar o processo de pagamento, reduzindo custos e trazendo proteção adicional para os consumidores. No entanto, se o volume da transação legal permanecer arbitrariamente limitado a $66 milhões, a adoção provavelmente será limitada também.Relacionado: A estrutura de criptografia anêmica de Biden não nos ofereceu nada de novo

Tornar as stablecoins do euro mais acessíveis para prestadores de serviços de ativos virtuais (VASPs) também seria uma ótima maneira de tornar o setor mais resiliente e proteger melhor os clientes. De fato, na Europa, quando os clientes usam um custodiante de criptomoedas, em caso de falência, os ativos criptográficos não podem ser confiscados pelos credores, mas os ativos fiduciários podem. Esses são considerados “pré-pagamentos”. Portanto, acesso adicional a stablecoins de euro significaria uma indústria VASP mais segura.

Em última análise, o MiCA é provavelmente um passo positivo e significativo para a regulamentação de criptoativos na UE. No entanto, é essencial garantir que a regulamentação permaneça favorável à inovação e neutra em termos de tecnologia e, como tal, possa haver validade nas chamadas do Presidente do Banco Central Europeu Christine Lagarde para uma estrutura MiCA II. Podemos apenas não concordar inteiramente com ela sobre o que deveria estar nele.

Isso deve incluir a eliminação do limitar os volumes de stablecoin e fazer provisões para que moedas digitais, especialmente stablecoins, sejam reconhecidas e incentivadas como forma de pagamento na UE. Qualquer coisa menos e os emissores e inovadores buscarão outras jurisdições mais avançadas.

Mathieu Hardy é diretor de desenvolvimento da OSOM Finance. Curioso sobre como o mundo digital estava oferecendo um novo playground para as ciências sociais, ele começou sua carreira no gerenciamento de mudanças de TI antes de se voltar para a inovação do modelo de negócios digital. Este artigo é para fins de informação geral e não se destina a ser e não deve ser considerado como aconselhamento jurídico ou de investimento. Os pontos de vista, pensamentos e opiniões expressos aqui são de responsabilidade exclusiva do autor e não necessariamente refletem ou representam os pontos de vista e opiniões do Cointelegraph. #Criptomoedas # Lei #Governo #Círculo #Europa Regulamento #Bitcoin #União Europeia #Stablecoin #Regulamento Notícias relacionadas Como você avalia o valor de um NFT? A fusão do Ethereum afetará mais do que apenas sua blockchain A estrutura de criptografia anêmica de Biden não nos ofereceu nada de novo É pós- Mesclar Ethereum PoS é uma ameaça ao domínio do Bitcoin? Os desenvolvedores de criptografia devem trabalhar com a SEC para encontrar um terreno comum MiCA chegando em outubro, NFTs não em foco: reguladores da UE 9397093970

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